3. REGRAS COMUNS PARA JOGOS INFANTIS DE BILHAR

A tecla F3 do menu Opções fixa o nível de dificuldade para jogos infantis de bilhar.

Existem 4 níveis de dificuldade para jogar bilhar: Nos três primeiros, a mesa de bilhar tem 6 buracos ou caçapas com tamanho crescente em função do nível de dificuldade, no quarto, a mesa não tem caçapas.

Em cada vez, o jogador pode ajustar a força, o ângulo e o efeito, a função de cada tecla pode observar-se claramente ao jogar, se se pressiona uma tecla sem nenhuma função aparece um écran de informação onde se pormenorizam as opções possíveis; convém destacar a tecla de função F9, que ativa a ajuda para jogar com um máximo de três vezes, e a tecla de função F10, que grava uma determinada situação, permitindo voltar a ela com Alt-F10 ou com F6 no menu Opções.

Se se dispõe de rato no PC, para jogos infantis Esnuka o ajustamento do ângulo, a força e o efeito é muito mais cômodo. Para entender o seu funcionamento é suficiente praticar umas quantas vezes. Não obstante, convém assinalar que para disparar há que situar a seta do rato na zona dos nomes dos jogadores e pressionar o botão esquerdo.

A tecla Tab força o disparo quando um jogador do PC está a pensar, exceto no campeonato e nas Copas BEEPS.

As regras de jogo são as habituais de jogar bilhar e todo o processo está automatizado.

Unicamente se pode gravar uma situação concreta e um torneio de jogos infantis Esnuka, apagando-se, ao mesmo tempo, o previamente gravado.

Existem dois campeonatos de jogos infantis Esnuka gerais ou Copas BEEPS, na bola vermelha do canto superior esquerdo aparece o número correspondente: 1 ou 2. A segunda só se pode carregar a partir do menu Opções, começa num nível mais difícil e não se dispõe de ajuda. Para incluir um novo jogador basta situar-se sobre a coluna de jogadores e pressionar a tecla Intro, pressionando em seguida o nome desejado.

Nos campeonatos de bilhar ou Copas BEEPS, quando se escolhe um jogo, o programa escolhe como jogador contrário um automático e o nível de dificuldade em função dos pontos acumulados pelo jogador humano; de forma que quantos mais pontos melhor será o jogador automático selecionado.

O máximo é de 200 pontos, sendo 20 para o bilhar francês ou de carambola, 40 para cada um dos jogos infantis Esnuka e 30 para os Bilhares Inglês ou sinuca e Americano ou bola 8.

3.a) JOGOS EDUCATIVOS ESNUKA, O JOGO DE BILHAR DA EVOLUÇÃO

Consulte as Regras Comuns de jogar bilhar.

Para jogar bilhar com simulação da Evolução Condicionada da Vida é conveniente saber as regras do bilhar americano ou pool e do bilhar inglês ou sinuca. De fato, Esnuka é uma variação ou combinação de ambos bilhares mais uma regras adicionais que regem os processos evolutivos das bolas na mesa de bilhar.

Por isso, em jogos educativos Esnuka, a técnica de bilhar e truques no manejo das bolas é semelhante aos jogos de bilhar.

Também é aconselhável ler e executar a opção da simulação da evolução com base nos algoritmos genéticos da TGECV e as leis de Mendel.

O objetivo destes jogos educativos grátis para pc é conseguir que a cor da bola associada ao jogador consiga a cor correspondente à fase mais evoluída possível, mediante a consecução de processos evolutivos ao meter as bolas nos buracos.

Esta cor será branco ou preto dependendo da escala utilizada. A tecla de função F1 no menu Opções alterna a escala de cores

Nos jogos educativos existem 4 níveis de dificuldade para facilitar aprender a jogar e melhorar a técnica divertindo-se: nos três primeiros, a mesa de bilhar tem 6 buracos com tamanho crescente em função do nível e é necessário introduzir uma bola neles para iniciar o processo evolutivo; no quarto, a mesa não tem buracos e basta tocar uma bola para conseguir um processo evolutivo.

As bolas, tanto da mesa como as correspondentes aos jogadores são de dois tipos: de uma só cor ou de várias. Quando a do jogador seja de uma só cor deve tocar ou introduzir no buraco (em função do nível de dificuldade) uma só bola de várias cores e vice-versa; caso contrário incorrerá em falta, aparecendo um círculo preto ou branco no centro da sua bola, e passará a vez ao seguinte jogador.

É importante ressaltar que também não é preciso entender a teoria da evolução para poder utilizar estes jogos educativos grátis para pc, por um lado podem divertir-se com o bilhar e, por outro, acabarão tendo uma idéia intuitiva do funcionamento real da evolução.

O círculo preto ou branco no centro da bola representa o número de faltas cometidas pelos jogadores e os genes são portadores dos mesmos, pelo que podem mudar com os processos evolutivos. Além disso, representam a probabilidade de acidente genético nos citados processos, acidente que, em caso de ocorrer, significará situar-se no nível mais baixo da escala utilizada.

Quando uma bola da mesa de bilhar chega ao máximo possível, não volta a colocar-se na mesa, desaparece.

Os parâmetros de configuração dos processos evolutivos nos jogos educativos Esnuka aparecem no menu Condições.

Ssimulação da evoluçãoOpción de la simulación
Esnuka - la opción de la simulación en el juego de villar.

Em jogos educativos Esnuka, as regras do jogo com evolução especial são semelhantes às particularidades de que os genes conservam o sexo e, portanto, os saltos em cores são duplos em relação ao jogo normal e que, quando o sexo é o correspondente às bolas de várias cores, não se produz a sua evolução porque se comportam segundo o explicado na TGECV.

Na realizado produzir-se-á a evolução determinada pela taxa de evolução endógena, isto é, pela aprendizagem do gene companheiro, mas neste jogo não se produz nenhuma evolução para conseguir o impacto visual desejado: que um dos dois sexos não evolui como o outro.

Esta opção é incompatível com a inversão de cores e a de dois caracteres.